Desde sempre, empresas que querem se destacar no mercado precisam inovar de algum modo. E, mais do que nunca, a tese de inovação é um assunto que precisa ser abordado, pois ela vem de encontro a uma dor das empresas: orientar os esforços e direcionar as ações para as reais prioridades.
Eis a realidade: Aprender sobre inovação é perceber que existe um mundo de possibilidades – e por causa disso, podemos nos sentir paralisados e confusos sobre qual o melhor caminho a seguir ou o que priorizar na empresa.
Além disso, estar diante de oportunidades e possibilidades faz com que nossas inseguranças se ampliem. Afinal, estamos falando do tempo das pessoas, do orçamento da empresa e de expectativas.
É justamente por isso que a tese de inovação é um ponto de partida fundamental, pois com orientação estratégica, foco e disciplina, se vai longe.
Entenda mais sobre o assunto agora mesmo!
O que é tese de inovação?
Tese de inovação é um documento de planejamento que tem o objetivo de analisar quais iniciativas de inovação serão priorizadas no momento, alinhando esforços à estratégia, além de documentar aprendizados, dificuldades e resultados. Simples assim.
Na prática, a equipe responsável pela área de inovação na empresa elabora hipóteses a partir dos objetivos estratégicos da companhia – e quando eles não existem, propõe oportunidades.
É natural que os primeiros experimentos em uma organização estejam direcionados a melhorias incrementais e produtividade.
As hipóteses são perguntas poderosas ou suposições que precisam ser estudadas. É muito importante que não deixemos nossos modelos mentais eliminarem hipóteses sem as testar. Afinal, as respostas estão na avaliação e na testagem – e não em nossa opinião ou
“achismo”.
Além das hipóteses, no documento da tese de inovação, define-se, por exemplo:
- público-alvo;
- estratégias;
- time responsável;
- ferramentas necessárias;
- orçamento;
- entre outros fatores estratégicos e técnicos.
A identificação de áreas impactadas, pessoas-chave e expectativas permite que o time de inovação tenha o cuidado de comunicar os interessados e elaborar estratégias de engajamento para todos os stakeholders envolvidos.
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Por que é importante ter uma tese de inovação no negócio?
A tese de inovação é uma estratégia que apoia a clareza de orientação e objetivos. É um norte para que o processo de inovação seja praticado com um direcionamento específico.
A tese de inovação ajuda a empresa a entender quais projetos podem ser prototipados como prioridade, quais podem aguardar um tempo e quais precisam ser descartados. E essa conclusão só pode ser feita porque houve um intenso estudo prévio e a definição sobre as hipóteses
Da mesma forma que uma empresa precisa de um plano de negócios antes de se lançar ao mercado, ela também precisa de uma tese de inovação antes de querer se destacar da concorrência com projetos inovadores ou se conectar com startups, por exemplo.
Portanto, com uma tese de inovação:
- Definem-se prioridades;
- Fortalecem-se os objetivos estratégicos do negócio;
- Estimula uma mentalidade orientada a dados na organização;
- Amplia o conhecimento de equipes e lideranças.
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Como montar uma tese de inovação na empresa?
Como dissemos, uma tese de inovação se constrói com base em um intenso estudo e análise de fatores internos e externos.
Na prática, existem três passos para a construção de uma tese de inovação. São eles:
1º passo: Como e onde podemos melhorar a nossa produtividade?
Independentemente do tamanho ou do segmento da sua empresa, a Farofa sugere que você pense inicialmente em ganhos de produtividade.
Redesenhe processos críticos, encontre novas tecnologias que possam solucionar problemas e gargalos.
Neste primeiro estágio de aprendizagem, você e sua equipe poderão aprender na prática (do jeito que a gente gosta!) como os resultados podem ser impactados por inovação e os processos simplificados.
Comece com pequenas iniciativas e vá ampliando suas propostas e seus projetos.
2º passo: Como as inovações podem melhorar a sua relação com o cliente?
Nesta etapa, analisando a Jornada do Cliente e suas necessidades, reflita: Como podemos aplicar novas metodologias de organização do trabalho e tecnologias, para ampliar sua satisfação, surpreender com nossas entregas e ainda ampliar a oferta de produtos e serviços para ele?
É neste momento que precisamos ampliar nossa visão pesquisando outros segmentos, ou ainda, como o nosso segmento atua em outros lugares do mundo.
Inspire-se. É essencial que você pense diferente.
3º passo: Construção da tese de inovação
A tese de inovação precisa ser estruturada com base em problemas reais do negócio e desafios estabelecidos. Inovar é importante, mas como nós já falamos em outros conteúdos, os esforços e investimentos precisam ser dedicados a projetos que façam sentido para o negócio.
Por isso, ter clareza sobre o momento que estamos vivendo – crescimento, estagnação, crise, expansão e ainda, sobre quais são os objetivos do negócio (como a criação de novos produtos e serviços, ampliação de receitas, diversificação de mercado ou até mesmo a digitalização de processos), pode ajudar a dar clareza para a tese de inovação.
Lembre-se: a tese de inovação é um documento que precisa estar orientado pela estratégia organizacional. Ele também pode ser atualizado sempre que necessário. Defina objetivos e evolua, etapa por etapa.
E então? Viu como é importante construir uma tese de inovação antes de lançar novidades no mercado?
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