Estamos vivendo uma verdadeira crise de foco, cuja consequência para as empresas é a falta de uma equipe produtiva.
A crise de foco nada mais é do que a dificuldade que muitas pessoas enfrentam atualmente em se concentrar em tarefas importantes e manter a atenção por longos períodos de tempo.
Ela pode ser causada por diversos fatores, como o aumento das distrações digitais (e as inúmeras interrupções por conta das notificações no celular), a sobrecarga de informações a que somos expostos diariamente e o estresse do dia a dia.
Como evitar ou, ao menos, reduzir esse fenômeno? A resposta pode estar na inclusão de jornadas imersivas no ambiente de trabalho.
Vamos conversar sobre isso agora mesmo.
Quais são os sinais de que a equipe está perdendo o foco na empresa?
A crise de foco pode ter diversas consequências negativas para as empresas, indo na contramão de uma equipe produtiva.
Portanto, o primeiro passo é identificar se a empresa já apresenta sinais de crise de foco. Os principais são:
- Baixa produtividade da equipe: quando os colaboradores têm dificuldade para se concentrar em suas tarefas, é natural que a produtividade seja afetada. Isso pode levar a atrasos na entrega de projetos e comprometer a qualidade do trabalho.
- Erros e retrabalho: a falta de atenção pode levar a erros em tarefas importantes, o que pode gerar retrabalho e atrasos no projeto.
- Estresse e sobrecarga: a crise de foco pode gerar estresse e sobrecarga nos colaboradores, uma vez que eles se sentem pressionados para cumprir prazos e entregar um trabalho de qualidade, mesmo tendo dificuldade para se concentrar.
- Baixa motivação: A falta de progresso e o sentimento de frustração com a dificuldade de se concentrar podem levar a uma queda na motivação dos colaboradores, o que pode afetar negativamente o engajamento e a retenção de talentos.
- Perda de oportunidades: A falta de foco pode fazer com que a empresa perca oportunidades importantes, como novos negócios, inovação e parcerias, uma vez que os colaboradores não conseguem identificar e aproveitar essas oportunidades.
Este é um assunto realmente preocupante, não é mesmo? Afinal, todos sofrem com a crise de foco: as empresas, a liderança e os colaboradores. E quanto mais tempo demorarmos para resolver essas questões, mais consequências negativas podem chegar.
Por isso, um dos tratamentos pode ser a implementação de jornadas imersivas. Continue lendo para entender.
Leia também | Como o ambiente de trabalho pode impactar a produtividades e as relações
O que são jornadas imersivas?
Quando estamos em uma “bolha” consumindo e vivenciando apenas assuntos nichados – como o dia a dia da rotina de trabalho, por exemplo –, o cérebro se acostuma com aquilo e não busca o diferente, o olhar sob uma nova perspectiva.
Isso nos leva a crer que sair dessa bolha é benéfica para equipe, profissionais e a empresa de modo geral. E é aí que entram as jornadas imersivas.
Jornadas imersivas são experiências que envolvem uma imersão profunda em um determinado assunto ou tema, com o objetivo de estimular a criatividade, o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades.
Essas jornadas podem envolver desde aulas práticas até imersões em ambientes que possam proporcionar novas perspectivas sobre um tema específico.
As vantagens de investir em jornadas imersivas são:
- Estímulo à criatividade;
- Promove a aprendizagem;
- Torna a equipe produtiva e focada nos projetos;
- Desenvolve habilidades;
- Fortalece o engajamento;
- Aumenta a motivação;
- Melhora o clima organizacional.
Leia também | Feedback e Colaboração: como promover o diálogo e trocas em tempos de polarização
Como criar jornadas imersivas ajudam a tornar a equipe produtiva?
Para criar uma jornada imersiva, é preciso definir o objetivo principal da experiência e escolher o tema ou assunto que será abordado. Afinal, existem várias formas de criar essas experiências.
Uma das principais características das jornadas imersivas é a necessidade de tirar as pessoas do ambiente cotidiano de trabalho e levá-las para um ambiente diferente e inspirador. Isso pode ser feito por meio de visitas a empresas de referência no setor, realização de atividades ao ar livre, ou simplesmente a escolha de um local diferente e estimulante.
O novo ambiente pode ajudar a aumentar a criatividade e o foco dos participantes, uma vez que eles estarão expostos a novas ideias, ambientes e experiências. Além disso, ao sair da zona de conforto, os participantes são estimulados a pensar de forma diferente e a se desafiar em novas situações.
Outra forma de usar a jornada imersiva para estimular a criatividade e o foco é por meio do uso da tecnologia. Por exemplo: o uso de tecnologias de realidade virtual pode transportar os participantes para um ambiente completamente diferente, estimulando a criatividade e a inovação.
São muitas as possibilidades de deixar a equipe produtiva e tratar a crise de foco na empresa. É preciso, antes de tudo, identificar o tamanho do problema para propor as medidas certas.
Leia também | Como diminuir a rotatividade de funcionários e se posicionar como marca empregadora?
Precisa de ajuda para tratar a crise de foco em sua empresa?
A Farofa é uma empresa especializada em ajudar outras empresas a superarem a crise de foco e a aumentarem a produtividade de seus funcionários, ajudando em processos de jornada imersiva.
Nossa equipe está a postos para entender os desafios enfrentados e desenvolver soluções personalizadas que se adaptem às necessidades e objetivos específicos de cada organização.
Utilizamos uma abordagem baseada em jornadas imersivas para estimular a criatividade e o aprendizado dos colaboradores, ajudando a criar um ambiente de trabalho mais dinâmico e motivador.
Por isso, se sua empresa está sofrendo com a crise de foco e os funcionários estão improdutivos, entre em contato com a Farofa para saber como podemos ajudá-lo a superar esses desafios.
Vamos conversar? Acesse este link que levará você a conversar com a gente pelo WhatsApp. Vem pra Farofa!