Ser uma marca empregadora está diretamente ligada a uma boa experiência do colaborador na empresa e, com isso, garantir uma taxa saudável de retenção dos colaboradores.
Porém, sabemos que no dia a dia das empresas, nem sempre isso é uma tarefa fácil, já que existem muitos motivos para o desligamento, pouco engajamento e até mesmo pedido de demissão por parte dos funcionários e da empresa.
O primeiro passo para ter uma empresa equilibrada no sentido de reter os funcionários e se posicionar como uma marca disputada pelos melhores talentos é o seguinte: ter consciência sobre a necessidade de ter uma estratégia de pessoas eficientes, que fortaleça características positivas da Cultura Organizacional e atue para resolver os pontos que devem ser melhorados.
Se você tiver dificuldade em manter o time na empresa, precisa reconhecer que algumas ações são necessárias. Mas, fique tranquilo, porque vamos te apoiar nisso. Uma forma de fazê-lo é criar um posicionamento como marca empregadora.
A partir desse reconhecimento, podemos começar a traçar as estratégias para resolver essa questão.
Vamos lá!
O que significa se posicionar como marca empregadora?
Os líderes sempre precisam ter em mente que cuidar das pessoas também é cuidar da própria empresa.
Em outras palavras, boas práticas de gestão de pessoas influenciam nos resultados positivos de uma marca empregadora, termo também conhecido como employer branding.
Posicionar-se como marca empregadora significa, portanto, uma empresa que tem estratégia de pessoas consistentes e dá visibilidade para suas boas práticas, com o objetivo de encontrar e valorizar os melhores talentos.
Ela atua de forma estratégica, promovendo desenvolvimento, incentivando seus talentos, reconhecendo resultados e ampliando, com isso, a percepção sobre como é bom trabalhar no seu quadro de talentos. Com isso, desperta o desejo de trabalhar na empresa.
Preparar o ambiente corporativo é estar atento a várias características importantes, tais como:
- os valores da empresa;
- a cultura organizacional;
- a capacidade de inovação;
- a diversificação de talentos;
- a imagem que ela precisa estabelecer no mercado
Saiba mais: Como tornar a liderança da sua equipe mais inovadora?
Quais os resultados de investir no posicionamento de uma marca empregadora?
Além da retenção de talentos, investir no posicionamento da sua empresa como marca empregadora gera os seguintes benefícios:
Aumento da produtividade: quando o colaborador tem um ambiente organizacional equilibrado, preparado e seguro para o desenvolvimento de suas habilidades, ele tende a aumentar a sua eficiência e os resultados.
- Melhora do clima organizacional: uma marca empregadora sabe manter o bom ambiente de trabalho, investindo em diversificação de talentos e numa cultura colaborativa.
- Diminuição de custos: quando há retenção de talentos, automaticamente os custos com os procedimentos de recrutamento, seleção e desligamento de funcionários diminuem.
- Valorização da empresa no mercado: uma empresa conhecida como sendo boa empregadora é certamente valorizada pelo mercado em geral, tornando-se disputada pelos talentos.
- Maior engajamento do time: nunca se esqueça de que os seus primeiros clientes são os seus funcionários! Quando eles se sentem valorizados, aumenta o engajamento e o comprometimento da equipe com o crescimento do seu negócio.
Leia também: Entenda sobre soft skill e hard skill e como elas são essenciais para formar a sua equipe.
Como diminuir a rotatividade de funcionários na empresa?
Como dissemos na introdução, o primeiro passo é o reconhecer que esse problema existe – ele pode ser comprovado por meio dos indicadores de performance (KPIs), como o índice de turnover.
Eis algumas estratégias que podem ser colocadas em prática:
1. Invista no desenvolvimento de talentos
A capacitação da sua equipe deve ser constante. Mesmo os melhores talentos precisam de aprimoramento ao longo de suas trajetórias profissionais.
Por isso, treine a equipe e a liderança. Treinem sempre. E não apenas em relação aos aspectos técnicos de cada função, mas também treine as demais habilidades comportamentais – incluindo a parte emocional, que é extremamente importante para o crescimento do time.
2. Aprimore a cultura de feedback
Nunca subestime o poder de um bom feedback, de dar aos colaboradores a oportunidade de mostrar de forma clara onde eles têm acertado e onde precisam melhorar. Isso gera conexão.
Além disso, também ouça o seu time. Às vezes, eles podem apontar caminhos e soluções que os líderes têm dificuldade de enxergar. Isso é cultura colaborativa.
Aliás, é justamente por isso que é tão importante investir na diversificação cultural e na inclusão de diferentes perfis de colaboradores.
3. Não negligencie problemas no ambiente de trabalho
“Ah, empresa é assim mesmo. Sempre tem problemas internos que fazem parte da rotina”, alguns podem dizer.
Mas, vamos pensar diferente: Por que a empresa “precisa ser assim mesmo”? Não seria melhor trabalhar para mudar alguns gargalos e aparar algumas arestas?
Um ambiente voltado a discussões sem rumo, fofocas nos bastidores, desrespeito, além de outras situações estruturais, como falta de equipamentos que ajudariam a otimizar o trabalho, certamente influencia no alto índice de rotatividade.
4. Crie experiências de aprendizado e benefícios para o time
A construção do plano de carreira ajuda a atrair e reter mais talentos. Afinal, eles sabem que a empresa investe em seus desenvolvimentos e valoriza seus esforços diários.
O oferecimento de benefícios também é uma ótima maneira de se posicionar como marca empregadora. Aliás, eles podem ser incluídos até mesmo em empresas menores, que não têm como construir um plano de carreira para os colaboradores, já que ela continua em fase de crescimento.
Exemplos de benefícios que são bem-vindos:
- Ações de desenvolvimento profissional
- Ritos de reconhecimento
- Flexibilidade de horários;
- Adoção do formato híbrido;
- Bônus e comissões;
- Ações de endomarketing
- Premiações de bom desempenho.
Se você precisa de ajuda para posicionar a sua empresa como uma marca empregadora e voltada para a inovação, saiba que a nossa equipe da Farofa desenvolve projetos específicos para essa transformação.
Vem pra Farofa! Acesse este link que levará você a conversar com a gente pelo WhatsApp.