Você sabe dizer se está na fase de crescimento da empresa? Ou ela está estagnada e, pior ainda, diminuindo o ritmo?
Partindo do princípio de que o objetivo de todo negócio é gerar resultados, é importante saber o momento certo para colocar certas ações em prática – como no caso de novos investimentos e projetos, por exemplo.
Neste conteúdo, vamos te explicar quais sinais mostram que o seu negócio está crescendo (ou não) e como saber o momento certo de agir. No final, preparamos uma surpresa para contribuir na aceleração do seu negócio.
Confira!
Quais sinais mostram o crescimento da empresa?
Bom, antes de tudo, é preciso parar e avaliar como está o seu negócio. Existem alguns sinais importantes que mostram se ela está crescendo ou não.
Portanto, eis os principais indicadores de crescimento:
- A empresa tem um plano anual estruturado.
- Ter controle do orçamento, gerindo suas receitas e despesas.
- Ter uma estratégia de gente que potencialize a performance da equipe.
- Manter uma boa comunidade de clientes, com níveis aceitáveis de satisfação.
- Visualizar oportunidades de crescimento em seu mercado atual e novos.
- Existe o investimento em atração e retenção de talentos.
- A empresa está se especializando em uma determinada área – e sendo reconhecida por isso.
- Novos clientes têm chegado e a fidelização está em alta.
- A cultura organizacional é orientada a um propósito bem definido.
- Chegou num ponto em que é preciso expandir o negócio para melhorar o atendimento e recepcionar novos clientes.
No dia a dia da empresa, nem sempre todos os pontos acima são realidades. Pode haver o crescimento da empresa, embora alguns aspectos ainda precisam ser melhorados.
Porém, se você identificar que quase nada tem sido feito em relação aos pontos citados, isso pode significar que a empresa está parada.
Portanto, é hora de agir!
Leia também: 5 passos para implementar a cultura de inovação e gerar resultado para seu negócio.
Como saber o momento certo para o crescimento da empresa?
Esta é uma das principais dúvidas que surgem nos empreendedores. Afinal, o crescimento da empresa gera medo, pois todo investimento tem um determinado risco.
No entanto, tenha calma. Com uma análise profunda e um planejamento bem estabelecido, é possível se preparar para um crescimento saudável.
Eis alguns sinais que te ajudam a identificar o momento certo para crescer:
As finanças estão estáveis
Se a sua empresa estiver em um bom momento financeiro, com as contas sendo pagas, metas batidas e lucros visíveis, este é um sinal importante para novos investimentos.
Boa quantidade de clientes fiéis
Quando há um alto índice de fidelização de clientes, fica mais fácil investir no crescimento da empresa, pois a tarefa de atrair novos clientes leva um certo tempo, o que pode comprometer os resultados financeiros.
Gestão equilibrada
A gestão da empresa tem sido positiva? Os líderes sabem direcionar os esforços para a inovação e o crescimento da empresa, apesar dos contratempos? É um bom sinal.
Cenário econômico favorável
Os fatores externos também precisam ser levados em consideração para saber o momento certo para o crescimento da empresa.
Mesmo que ela esteja apresentando lucro, problemas econômicos no país podem atingir alguns setores essenciais para o seu crescimento, como o mercado dos seus fornecedores e até o poder de compra dos seus clientes.
Potencial de crescimento identificado
Sabe quando os seus clientes elogiam a empresa e fazem sugestões interessantes, como expandir o local e trazer novos produtos? Esse pode ser um momento para investir no crescimento.
Certo. Todas essas dicas ajudam a empresa a ter ao menos uma noção sobre o momento em que vive.
No entanto, por onde começar? Eis a nossa surpresa!
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O Estilingue é o mais novo serviço aqui da Farofa. Ele foi criado porque identificamos que muitos de nossos clientes apresentam dificuldades para saber quando é o momento certo do crescimento da empresa.
Na prática, o Estilingue é um programa de consultoria personalizada para pequenas e médias empresas, com foco na aceleração do crescimento.
Nós analisamos profundamente o seu negócio para identificar e analisar situações, como:
- Entendimento do negócio e de suas competências;
- Situação do mercado e da concorrência;
- Formalização do plano de negócios;
- Identificação de tendências na área;
- Trabalho da liderança (papel, dificuldades e planos de desenvolvimento);
- Planejamento anual com principais projetos e ações.
O pacote inclui encontros quinzenais (e individuais) de até 3 horas para, juntos, construirmos ações de desenvolvimento e crescimento focadas na realidade da sua empresa.