Estamos vivendo tempos pós-pandemia onde os colaboradores estão voltando ao ambiente de trabalho físico, depois de longos períodos em home office. O que eles estão encontrando nesse retorno?

O fato é que um ambiente de trabalho pode favorecer – e muito – o crescimento da empresa. Por meio dele, ocorre a geração de ideias, a conexão de pessoas e o processo de aprendizagem. 

Por isso, mais do que processos, ferramentas tecnológicas e outros itens para a produtividade da empresa, a liderança também precisa focar na criação de um ambiente físico tranquilo, organizado e voltado à troca de ideias. 

Vamos falar sobre isso? No final, a Farofa vai te contar uma grande novidade!

Por que investir em um bom ambiente de trabalho na empresa? 

Mais do que estética, investir em um bom ambiente de trabalho é estratégico, pois resulta em uma série de benefícios, tais como:

  • Aumenta a motivação dos colaboradores;
  • Contribui para a produtividade;
  • Cria um ambiente organizado e agradável de se trabalhar;
  • Ajuda a aumentar a retenção de talentos;
  • Contribui no enriquecimento das relações interpessoais.

Precisamos deixar claro que um ambiente bom físico de trabalho precisa reunir a infraestrutura física e também procedimentos que afetam positivamente o clima organizacional. 

Isso quer dizer que um ambiente bonito e agradável, mas sem uma cultura organizacional e um bom sistema de feedback, não proporciona bons resultados. Do mesmo modo, investir em ferramentas e processos de trabalho, mas em espaços desorganizados também afeta a produtividade. 

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Como criar um bom ambiente de trabalho na empresa? 

O primeiro passo é estabelecer o motivo de investir em um bom ambiente de trabalho. Ele precisa ser um espaço imersivo de criatividade, bom desempenho e hábitos. Ele precisa estimular a equipe a inovar, a trocar experiências, sem comprometer as atividades diárias.

 

Por isso, confira algumas dicas simples, mas que fazem a diferença:

Crie espaços de convivência dentro da empresa

É importante que os colaboradores sejam estimulados a trocarem experiências e ideias entre si. Então, “quanto menos paredes separando os departamentos, melhor”. 

 

Se for possível, reserve uma sala onde os colaboradores possam interagir e até mesmo relaxar em alguns momentos. Existem empresas que investem até mesmo em salas de jogos ou áreas verdes para redução do estresse e melhoria no clima organizacional.

Crie um ambiente seguro e saudável na empresa

Um ambiente de trabalho seguro e saudável é essencial para a produtividade e bem-estar dos funcionários. 

A empresa deve estar atenta às normas de segurança e saúde no trabalho, fornecer equipamentos de proteção e capacitar os funcionários para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Aliás, preservar um ambiente de convívio, harmônico e respeitoso, além de assegurar que as pessoas se sintam bem no trabalho.

Reforce a cultura organizacional

A cultura organizacional é a base para um ambiente de trabalho saudável. É importante estabelecer valores, missão e visão claros para a empresa e comunicá-los aos colaboradores. 

Além disso, é preciso ter políticas de respeito, inclusão, diversidade e equidade que sejam aplicadas em todas as áreas da empresa.

Estimule o diálogo e o feedback

Estimular o diálogo e o feedback é fundamental para manter uma comunicação aberta e transparente na empresa. 

Os colaboradores devem se sentir à vontade para expressar suas opiniões e sugestões, e a empresa deve estar aberta a ouvi-los e considerá-los. Isso contribui para a resolução de problemas e para o fortalecimento da equipe.

Ofereça benefícios aos funcionários

Oferecer benefícios aos funcionários é uma forma de demonstrar que a empresa se preocupa com o bem-estar dos colaboradores. 

Isso pode ser desde um plano de saúde até um dia de folga extra no aniversário. Além disso, oferecer incentivos e reconhecimentos pelos resultados obtidos é uma forma de estimular a produtividade e motivação dos funcionários.

Invista em treinamentos e capacitações

Investir em treinamentos e capacitações é uma forma de estimular o desenvolvimento profissional dos colaboradores. 

Além de contribuir para o crescimento da empresa, essa prática demonstra que a empresa se preocupa em proporcionar uma carreira promissora para os colaboradores.

Promova um equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Promover um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é essencial para a saúde mental e física dos funcionários. 

É importante que a empresa incentive o uso das férias e do tempo livre, respeite os horários de trabalho e evite sobrecargas de tarefas. Isso ajuda a prevenir o estresse e o esgotamento físico e mental.

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Vem aí: Laboratório de Aprendizagem da Farofa

Temos uma grande novidade que vai ajudar as empresas a criar ambientes cheios de colaboração e inovação.

Nós, da Farofa, estamos preparando um espaço físico que será inaugurado em breve, cuja ideia é ser aberto à comunidade, inspirar criatividade, negócios, promover a troca e aprendizagem. Tudo com um objetivo: ajudar os times a criarem soluções

E não será um ambiente físico comum, não! Ele está sendo construído para estimular a criatividade, oferecer experiências imersivas e facilitação de grupos para que você e sua equipe tenham momentos de aprendizagem com a gente, além de acelerar os resultados na sua empresa. E, claro, não pode faltar um bom cafezinho!

E então, o que achou da novidade? A equipe da Farofa pode ajudar a sua empresa a estruturar a cultura organizacional e todos os projetos de inovação do seu negócio – e em breve, poderemos trocar experiências em um belo espaço físico!

Vamos conversar?  Acesse este link que levará você a conversar com a gente pelo WhatsApp. Vem pra Farofa!