Uma das principais dores de empresas de todos os tamanhos é a falta de uma equipe proativa e conectada com as tendências do mercado. Nesse caso, é um primeiro diagnóstico a ser feito: como está a liderança da empresa?
Isso mesmo. Embora existam vários fatores que prejudicam o desenvolvimento de uma equipe, a atuação da liderança é fundamental. Deve haver clareza de papéis e responsabilidades, além de uma comunicação eficiente e um ambiente organizacional saudável.
Portanto, separe alguns minutinhos para ler atentamente este artigo. O que é, de fato, uma liderança inovadora? Como ter uma equipe engajada e conectada de verdade com a empresa?
Descubra agora mesmo!
O que é uma liderança inovadora?
A liderança atua como uma espécie de embaixadora da cultura organizacional e, nesse sentido, o seu comportamento precisa refletir os valores e o propósito de uma organização, em diferentes momentos, no dia a dia.
No entanto, uma liderança inovadora vai além. Seguindo a intensa transformação que estamos vivenciando desde o surgimento da tecnologia digital, o novo líder exerce um papel de visionário.
Em outras palavras, ele é movido por novas ideias, está antenado com as tendências e sempre busca colocá-las em prática na empresa para que ela saia na frente da concorrência.
E, nesse sentido, os líderes inovadores acabam motivando o time a também agir dessa maneira, atuando como um facilitador no ambiente de trabalho.
Portanto, uma liderança inovadora:
- Tem uma visão orientada para a geração de valor ao cliente e seu time;
- Promove um ambiente de colaboração entre as pessoas;
- Investe seu tempo no desenvolvimento da equipe;
- Apoia e incentiva iniciativas que geram valor para o negócio;
- Valoriza os talentos;
- Busca aprimorar suas habilidades e inspirar seu time.
Leia também: Entenda sobre soft skill e hard skill e como elas são essenciais para formar a sua equipe.
Dicas para criar uma liderança inovadora na empresa
Como vimos, o primeiro passo para desenvolver uma equipe inovadora é investir em uma liderança inovadora.
Portanto, a seguir separamos algumas dicas que vão te ajudar nesse processo:
Invista em uma cultura de inovação na empresa
Uma cultura de inovação é aquela que possui uma orientação para o mercado e as evoluções da necessidade do cliente, com isso, possuem maior abertura para aprender e testar novas soluções e produtos.
Empresas com culturas inovadoras são intensas, estão sempre em movimento e não permanecem na zona de conforto.
Nesse sentido, você pode começar investindo na diversidade em sua equipe de trabalho. Diferentes modos de pensar, diferentes experiências e diferentes culturas certamente abrirão caminhos para o novo.
Trabalhe para construir relações de confiança
Uma maneira de construir confiança mútua entre os membros da equipe e a liderança é a organização do trabalho que permite maior transparência, colaboração e a delegação de tarefas.
Quando o colaborador tem clareza sobre a sua responsabilidade e espaços para propor ideias, criamos oportunidades para o desenvolvimento das pessoas e crescimento da empresa. Do mesmo modo, a liderança promove essa autonomia e atua como facilitadora dos processos.
Invista em autoconhecimento para ter segurança ao liderar
Um líder inovador tem visão estratégica e criativa. Porém, isso exige segurança e inteligência emocional, pois assume-se mais riscos nessa função.
E um líder inseguro, automaticamente, promove a insegurança na equipe e até mesmo pode boicotar ideias boas. Existem casos, inclusive, que tamanha é a insegurança do líder que ele vê os colaboradores criativos e proativos como uma ameaça.
Por isso, trabalhe no autoconhecimento para saber gerenciar melhor as emoções e sentimentos no ambiente de trabalho.
Invista nos talentos da empresa
O treinamento da equipe pode ampliar a produtividade do seu time, evoluir conhecimentos sobre o mercado e sobre o seu negócio.
Além disso, pode ampliar o engajamento e contribuir para uma cultura mais inovadora. Além de identificar talentos e acelerar o seu desenvolvimento, pode garantir melhores resultados para o negócio.
O fortalecimento da cultura organizacional está relacionado aos comportamentos do dia a dia. Encontrar talentos que tenham fit cultural, pode ser demorado e caro para o seu negócio.
Por isso, crie mecanismos para oferecer oportunidades de carreira e reconhecimento para os talentos internos – uma política de crescimento interno pode ser uma ótima iniciativa.
Crie um núcleo de transformação e aceleração na empresa
Essa dica é ainda mais prática. Que tal criar dentro da empresa um núcleo específico de inovação?
Na prática, membros da equipe e seus líderes serão responsáveis por ideais de transformação e aceleração da empresa.
Será preciso rastrear tendências, testar, fazer protótipos, errar, acertar… Enquanto isso, os demais membros do time seguem com suas tarefas, para que a empresa continue produzindo.
Esta pode ser uma ação eficiente para ampliar o conhecimento da empresa sobre soluções tecnológicas e novos comportamentos.
Conclusão: Saiba por onde começar a ter uma equipe inovadora
Todas as dicas que citamos acima são realmente eficientes para transformar a liderança e a equipe voltadas à inovação.
No entanto, sabemos que essa tarefa não é tão simples de ser implementada no dia a dia do ambiente organizacional.
Por isso, você pode começar essa verdadeira transformação entrando em contato com a nossa equipe da Farofa.
Nós somos especialistas em ajudar empresas neste departamento de inovação.
O nosso trabalho combina métodos para identificar oportunidades e criar soluções de inovação e crescimento para sua empresa.
Traduzimos tendências em sua área e no mercado em geral, criamos experiências de aprendizagem e todos os demais procedimentos para que o seu negócio esteja preparado e adaptado para o presente – e o futuro.
Quer saber mais? Então, vem pra Farofa! Acesse este link que levará você a conversar com a gente pelo WhatsApp.