Quando falamos em DNA da empresa e identidade de um negócio, geralmente nos vêm à mente as estratégias de marketing e o uso das cores e do logotipo certo. Mas precisamos ir além – e esse além pode ser mais simples do que você imagina.
Hoje em dia, as empresas não se destacam mais pelos seus logotipos coloridos ou pela visão, missão e valores bem escritos no site. O que destaca as empresas hoje é a autenticidade.
Mas como ter uma empresa autêntica? Aliás, o que é isso? É o que veremos neste post – e a resposta tem tudo a ver com conhecer e valorizar a história da empresa e de toda a equipe.
O que é o DNA da empresa?
Para entendermos o que é o DNA da empresa, vamos resumir o que é um DNA, como conhecemos no estudo da biologia.
O DNA é um ácido responsável por armazenar todas as informações genéticas da grande maioria dos seres vivos. O nosso DNA, portanto, define as nossas características que ajudam a explicar quem somos.
Do mesmo modo, o DNA da empresa é esse conjunto de informações que explica quem ela é. Ele explica as características, a cultura organizacional, o posicionamento, enfim, tudo o que diz respeito a um negócio – e ajuda na percepção de valor dos produtos e serviços que o cliente enxerga.
O que é DNA da empresa tem a ver com autenticidade?
Tudo. Uma empresa autêntica mostra o seu DNA a todo o momento, mesmo que de forma indireta. A autenticidade de um negócio nada mais é do que a união do propósito e da personalidade, que devem ser coerentes com a sua apresentação no mercado.
Propósito claro + personalidade madura = posicionamento coerente no mercado.
Dentro do DNA da empresa existe sua missão, valores, missão, essência, identidade, cultura – e também as vulnerabilidades. Sabe quando a empresa se comunica tão bem com seu público que parece que a conversa ocorre entre duas pessoas físicas? Isso é um exemplo de autenticidade.

Por que é importante ter um negócio com autenticidade?
Como vimos, a autenticidade – que compõe o DNA da empresa – é um meio de se destacar da multidão de outras empresas. É uma verdadeira transformação interna e externa.
Ao longo da história da propaganda e do marketing, as empresas foram construindo suas imagens perante o público. No entanto, até pouco tempo atrás, essa construção era baseada em perfeição: uma empresa intocável, perfeita e… distante.
Mas hoje, com a presença da tecnologia e das redes sociais, as pessoas querem se conectar com outras pessoas. Por isso, as empresas têm se reinventado para também gerar essa conexão.
Por isso, empresas que se humanizam – e constroem a autenticidade – abrem portas para gerar conexão com seus clientes, fidelizá-los, gerar valor para a sociedade e vender mais.
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Como ser uma empresa autêntica?
O desafio de se tornar uma empresa autêntica, que gera conexão com seu público é o de fortalecer a identidade do negócio.
E isso começa internamente, por meio da criação e/ou fortalecimento da cultura organizacional.
Quando falamos sobre a autenticidade, precisamos entender que uma empresa tem história, viveu momentos importantes e tem talentos muito particulares que estão na equipe. Precisamos valorizar o talento individual, desenvolver pessoas para ampliar os resultados do negócio.
Ou seja, fortalecendo-se internamente, a empresa acaba criando os meios para desenvolver a autenticidade externamente.
Portanto, o primeiro passo é entender, de fato, o que é a empresa. Por que ela foi criada? Para quem? Como ela pode resolver as demandas das pessoas? Ela tem resolvido as demandas?
Outro passo é criar um ambiente de valorização da equipe. Investir na diversidade de talentos e culturas é importante para estimular o diálogo e
Formadas as bases, é hora de começar a desenvolver projetos de inovação para mostrar o DNA da empresa ao público e ao mercado.
Aqui na Farofa, por exemplo, temos um case que mostra como é importante a empresa ter um posicionamento autêntico para gerar mudanças externas.
A Brisa Bela, da empreendedora Ju Guterres, nasceu com uma proposta de não ser mais uma loja de roupas.
O objetivo é o de gerar uma conexão verdadeira com os clientes, fazendo com que eles se sintam acolhidos, cuidados e se valorizem, independentemente de suas características físicas. Para isso, a empresa, que antes tinha outro nome, redefiniu alguns processos internos e construiu uma forte cultura interna.
E então? Viu como é importante construir um DNA da empresa que realmente a torne autêntica e forte no mercado? Se precisar de ajuda, conte com a equipe da Farofa.
Somos consultores especializados em criar soluções criativas e inovadoras para as empresas – além de ajudarmos na estruturação e/ou no fortalecimento da cultura organizacional.
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