Gestão de equipes: um tema tão discutido, mas que ainda gera dúvidas, não acha? Afinal, as empresas são compostas por diferentes perfis de colaboradores, o que torna bem desafiadora a tarefa de engajar e gerar resultados.
E em tempos tão tecnológicos, nada mais justo dizer que a liderança também precisa avançar e se aprimorar. Aliás, um dos novos modelos de gestão que surgiu nos últimos anos tem um nome: Management 3.0 e sua base é construída na agilidade dos processos. Calma, vamos te explicar!
Portanto, continue a leitura para saber quais são as características e boas práticas da gestão de equipes.
Vamos lá!
O novo modelo de gestão de equipes: Management 3.0
Se tem um modelo de gestão de equipes que vem de encontro às atuais necessidades dos líderes é o Management 3.0.
O motivo é simples. Estamos vivendo tempos em que tudo muda rapidamente. Novos processos, novas tecnologias, novos comportamentos dos consumidores, diferentes perfis de pessoas trabalhando no mesmo ambiente…E as tarefas precisam ser cumpridas de forma mais ágil e, portanto, produtiva.
No livro “Ágil do jeito certo“, os autores Darrell Rigby, Sarah Elk e Steve Berez deixam claro que para ser uma empresa ágil, a inovação precisa andar de mãos dadas com métodos:
“Em uma empresa verdadeiramente ágil, burocracia e inovação são parceiras. Criam um sistema no qual ambos os elementos melhoram e no qual os indivíduos nas duas frentes colaboram para gerar resultados superiores“.
Todas essas características nos levam a entender quais são as atuais necessidades da liderança:
- Definir metas claras;
- Traçar procedimentos práticos e eficientes;
- Desenvolver a proatividade e autonomia de cada colaborador;
- Acompanhar o desenvolvimento dos processos;
- Tomar decisões de forma rápida;
- Inserir toda a equipe na cultura organizacional.
Agilidade, foco e produtividade. Essas são palavras-chave quando se pensa no novo modelo de gestão.
Em 2010, um dos maiores especialistas em gestão e inovação, Jurgen Appelo, criou o termo Management 3.0, que se tornou um dos diferentes modelos de metodologia ágil que trazem bons resultados.
Nesse modelo de gestão de equipes – que também é chamado de Gestão 3.0 –, a liderança não tem mais o papel de controlar os colaboradores, mas de dar autonomia para que eles se autogerenciem e cumpram as metas. O líder atua, portanto, traçando as metas, apontando os caminhos e acompanhando o desenvolvimento dos processos.
E como fazer tudo isso dar certo? Valorizando cada membro da equipe, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.
Em seu livro “Liderando para a felicidade“, Jurgen Appelo afirma: “Eu acredito que melhorar o ambiente para manter os profissionais engajados e felizes é uma das principais responsabilidades da gestão; caso contrário, a gestão falha em gerar valor”.
Agilidade, processos estruturados, autonomia para o time, valorização de todos. Como colocar tudo isso em prática? Vamos às dicas!
5 dicas de gestão de equipes para ampliar a produtividade do seu time
1. Seja um líder concreto (e não abstrato)
“Precisamos aumentar a experiência do cliente”. Ok – mas como? Um líder 3.0 precisa saber orientar a sua equipe do modo mais prático possível. Para desenvolver a autonomia do time, eles precisam saber exatamente o que precisa ser feito.
Então, sempre que for iniciar um projeto ou comunicar algo ao time, saiba responder a perguntas concretas de forma objetiva. Ou seja, inclua o “como fazer”.
No livro “Liderando para a felicidade”, Appelo cita algumas:
- Como medimos o desempenho?
- Como motivamos nossos profissionais?
- Como oferecemos plano de carreira e promoções?
No entanto, a partir daí, alguns profissionais podem cair em um problema: o engessamento. Vamos, então, à segunda dica:
2. Alinhe restrições ao time em vez de regras
Lembra da necessidade da inovação andar de mãos dadas com a burocracia, que citamos logo acima? Então, não podemos confundir com regras engessadas.
No Management 3.0, por exemplo, em vez de criar uma série de regras de procedimentos – que podem engessar os colaboradores –, trabalha-se na criação de restrições.
Na prática, a gestão de equipes traz à consciência em relação ao desafio que precisa ser cumprido – mas sem apresentar aquele passo a passo esmiuçado. Ou seja, o time sabe qual é a situação a ser resolvida, o que pode ou não pode ser feito (as restrições), e, trabalha com autonomia.
3. Escolha a metodologia ágil de trabalho
As metodologias ágeis são ótimas para a gestão de equipes por trazerem a praticidade, rapidez e produtividade como foco.
Existem vários métodos, como o Scrum e o Kanban, mas a escolha dependerá das características da sua empresa. Todos eles permitem que os líderes orientem projetos inovadores e com ciclos rápidos de finalização – tudo voltado à análise de dados concretos.
4. Recompense os colaboradores da maneira certa
No modelo Management 3.0, Jurgen Appelo alerta quanto a entrega de recompensa baseada em resultados, chamadas de motivações extrínsecas.
Para ele, isso pode provocar a falta de prazer no trabalho (já que o colaborador pode trabalhar apenas para receber a recompensa) ou, ainda, trapaças no ambiente organizacional.
Appelo criou 6 regras para a entrega de recompensa:
- Não prometa recompensas antecipadamente;
- Recompensas antecipadas devem ser pequenas;
- Reconheça continuamente, e não apenas uma vez;
- Reconheça publicamente, não em particular;
- Reconheça o comportamento, não o resultado;
- Reconheça os pares, não os subordinados (a recompensa não deve vir apenas da gerência, mas sim entre o próprio time).
5. Peça ajuda para estruturar a sua gestão de equipes
Métodos ágeis, Gestão 3.0, inovação, processos, tecnologias…Organizar tudo isso é um desafio para as empresas, principalmente quando seus times estão crescendo.
Por isso, a nossa quinta dica é simples: peça ajuda de quem sabe identificar e criar soluções para deixar a gestão de equipes pronta para toda essa transformação.
Aqui na Farofa, somos especializados nesse desafio e oferecemos serviços em duas frentes: desenvolvimento de lideranças e times, além da criação de projetos de inovação.
Entre em contato conosco agora mesmo pelo WhatsApp ou preencha o formulário que está no final deste link. Te esperamos!