O apagão de talentos é uma realidade crescente no mercado de trabalho global, afetando empresas de todos os tamanhos e setores. Em 2024, segundo pesquisa da Manpower Group, 75% dos empregadores relataram dificuldades em preencher cargos. Para nosso consultor Bruno Bazanella, há uma transformação na relação das pessoas com o trabalho e inúmeros desafios decorrentes da precarização da formação profissional e da ausência de investimento das empresas em desenvolvimento.

Por isso, nós aqui da Farofa Consultoria queremos alertar você, líder e empreendedor, sobre a necessidade de ampliar as ações relacionadas ao desenvolvimento de talentos e promoção de ambientes saudáveis de trabalho.

Impacto nas Empresas

1. Redução na Produtividade

A escassez de talentos resulta em uma queda significativa na produtividade. As empresas enfrentam dificuldades para completar projetos a tempo e manter a qualidade, impactando negativamente seus resultados financeiros. Você já parou para pensar na consequência de não conseguir encontrar talentos para uma vaga aberta?

2. Aumento dos Custos Operacionais

Com a necessidade de atrair talentos escassos, muitas empresas aumentam os salários e benefícios, elevando os seus custos operacionais. Além disso, os custos associados à contratação e treinamento de novos funcionários aumentam devido à alta rotatividade.

3. Inovação Estagnada

A falta de talentos impede a inovação, pois as empresas lutam para encontrar as habilidades necessárias para desenvolver novas tecnologias e processos. Isso pode resultar em perda de competitividade no mercado.

Pensando nisso, a Farofa Consultoria quer sugerir ações para que você e a sua empresa, criem vantagens competitivas e antecipem-se a riscos:

1. Foco no Desenvolvimento de Habilidades Internas

Investir no desenvolvimento de habilidades internas sempre foi importante. Planejar programas de treinamento e desenvolvimento ajudam a preparar os funcionários atuais para a evolução em cargos e desenvolvendo habilidades críticas dentro da organização.

2. Contratação baseadas em competências e potencial

Realizar contratações baseadas nas competências do indivíduo e na avaliação do potencial, pode ser uma importante ação tendo em vista a escassez de talentos. Em muitos casos, a exigência das lideranças e processos seletivos pode afastar pessoas com uma identificação com o negócio e potencial de desenvolvimento das suas competências.

3. Programas de Mentoria e Suporte

Estabelecer programas de mentoria pode acelerar o desenvolvimento de talentos, oferecendo orientação e apoio contínuo. Esses programas ajudam os colaboradores a adquirirem novas habilidades e avançar em suas carreiras dentro da organização. No processo de mentoria, a troca de experiências técnicas e situações vividas, pode acelerar a visão sistêmica dos talentos.

Com isso, temos um cenário de agravamento da crise do apagão de talentos, com um desafio significativo, mas com estratégias focadas no desenvolvimento interno e na contratação baseada em competências e potencial, as empresas podem mitigar seus impactos. Investir no desenvolvimento dos talentos não é apenas uma solução para a escassez atual, mas uma estratégia de longo prazo para a resiliência, crescimento e sustentabilidade dos negócios.