Cultura organizacional mais inovadora: você já parou para pensar na importância disso para a empresa? Na força que ela pode gerar no ambiente de trabalho e nos resultados como um todo?
Pois bem. Muito se fala sobre esse tema no meio empresarial – mas a realidade é que pouco se diz sobre como podemos realmente colocar esse desafio em prática.
Portanto, é justamente sobre isso que vamos conversar neste artigo. Vamos lá?
O que significa ter uma cultura organizacional mais inovadora?
Bom, antes de tudo, você precisa entender o que significa, de fato, cultura organizacional.
Trata-se de um conjunto de crenças, costumes e valores (éticos e morais) que são vivenciados em uma empresa. É a identidade dela – e é justamente isso que gera a motivação para o trabalho e o crescimento do negócio.
Em resumo: a cultura organizacional ajuda a guiar os seus processos, pois todos eles são construídos com base no que ela acredita. Entende a importância disso?
Na prática, uma cultura organizacional é desenvolvida com base em três valores, muito defendidos, inclusive, por Carolyn Taylor, uma das maiores especialistas mundiais em cultura organizacional:
1. Sistemas
São combinações e cerimônias que fazem parte do dia a dia de uma empresa. Exemplos são as agendas de planejamento, acompanhamento, cultura de feedback, celebração, entre outras.
Elas sinalizam, mesmo que de forma indireta, o que a cultura organizacional mais valoriza: orçamento, pessoas, clientes.
2. Comportamentos
Estão conectados com os valores organizacionais e orientam como os processos da empresa devem ser conduzidos. São eles que facilitam a integração de novas pessoas e a sua identificação com o negócio.
3. Símbolos
São os elementos que traduzem a cultura da empresa, que trazem símbolos cheios de mensagem que sinalizam o que a empresa acredita.
Exemplos: tamanho das salas, disposição das mesas, vagas de estacionamento, quadros na parede, histórias e lendas contadas na empresa, etc.
Mas e o que dizer quanto a fomentar uma cultura organizacional mais inovadora?
O atual cenário do mundo, que passa por rápidas e intensas transformações, impulsiona as empresas a serem mais proativas, criativas e disruptivas.
Portanto, uma cultura organizacional inovadora é aquela que mantém os seus pilares, mas sempre promovendo melhorias, estímulo à gestão participativa e uma maneira mais criativa de solucionar problemas. Novas estratégias e ideias são sempre bem-vindas em uma empresa que segue esse modelo de gestão.
Os níveis de consciência de uma empresa: começando a traçar a cultura organizacional
Para que as empresas comecem a criar ou aperfeiçoar sua cultura organizacional, saiba que existem diferentes metodologias.
Aqui na Farofa, por exemplo, utilizamos muito o modelo de um dos maiores especialistas em liderança do mundo, Richard Barrett, chamado de “Sete Níveis de Consciência“.
Trata-se de uma teoria sobre as etapas de construção de empresas mais conscientes e sustentáveis – duas características fundamentais para uma cultura organizacional mais inovadora.

A metodologia de Barrett ajuda na identificação dos valores da empresa – valores esses que motivam as decisões e as ações.
Os 7 níveis de consciência são:
- Controle e Resultados (sobrevivência);
- Relacionamento e Proximidade (relacionamentos);
- Excelência e Alto Desempenho (autoestima);
- Transformação com coragem (transformação);
- Autenticidade consistente (razão de ser);
- Construir um legado para a comunidade (interdependência);
- Tornar o mundo um lugar melhor (servir).
Percebeu como esses níveis de consciência seguem uma espécie de escala evolutiva?
Da primeira motivação – a sobrevivência da empresa no mercado – até à última, o ato de construir um legado e servir ao mundo, certamente ajuda na criação de uma empresa mais inovadora e que realmente faz a diferença na sociedade.
Quais são os passos para uma cultura organizacional mais inovadora?
Bom, até aqui, está tudo indo bem: entendemos que a cultura organizacional mais inovadora é a criação da identidade da empresa de forma que ela é orientada à inovação constante, mas sem perder a sua essência.
Mas como inovar?
Larry Keeley, um dos maiores especialistas em estratégias de inovação, conseguiu documentar 10 tipos de inovação, que estão reunidos em três categorias: Experiência, Oferta e Configuração.
O resultado foi a chamada roda da inovação, conforme você vê na imagem a seguir:

Quando a empresa conhece os tipos de inovação, ela passa a saber que existem diferentes maneiras de inovar – o que se torna uma excelente vantagem competitiva, pois você pode inovar em um campo em que o seu concorrente não inovou, por exemplo. Isso te ajuda a tomar melhores decisões.
Ok. Existem diferentes formas de inovar. Mas como fazer isso na prática? Como preparar a empresa para essa transformação?
A palavra-chave é o investimento em uma boa estratégia de gestão – de pessoas, processos e objetivos.
Depois de fazer um mapeamento de como está a cultura organizacional da sua empresa, é hora de aparar as arestas na gestão dos colaboradores, dos processos de trabalho e dos objetivos do negócio como um todo.
Somente assim é possível alinhar tudo para que haja uma unidade, uma única direção que todos devem seguir: uma empresa inovadora, mas ancorada em uma forte cultura onde todos se identificam e se motivam.
Os autores Jim Collins e Jerry I. Porras explicam bem sobre isso no livro “Feitas para Durar“.
Segundo eles, é importante manter o propósito da empresa ao longo do tempo, pois ela serve de segurança e um direcionamento que indica para onde ela deve apontar. As empresas mais bem-sucedidas são as que preservam seus valores, mas acompanham o progresso.
Por isso, outra etapa fundamental nesse desafio é o desenvolvimento da liderança da empresa.
Para implementar uma cultura organizacional mais inovadora, os líderes precisam estar alinhados a esse objetivo, pois serão eles que guiarão os colaboradores por esse caminho.
Conclusão: por onde começar?
Não sabe por onde começar a fomentar uma cultura organizacional mais inovadora? Então comece solicitando uma consultoria.
Aqui na Farofa, somos consultores especializados em criar soluções criativas e inovadoras para as empresas – além de ajudarmos na estruturação e/ou no fortalecimento da cultura organizacional.
Por isso, entre em contato conosco! Acesse este link que levará você a conversar com a gente pelo WhatsApp. Vem pra Farofa!