Cultura organizacional mais inovadora: você já parou para pensar na importância disso para a empresa? Na força que ela pode gerar no ambiente de trabalho e nos resultados como um todo?

Pois bem. Muito se fala sobre esse tema no meio empresarial – mas a realidade é que pouco se diz sobre como podemos realmente colocar esse desafio em prática. 

Portanto, é justamente sobre isso que vamos conversar neste artigo. Vamos lá?

O que significa ter uma cultura organizacional mais inovadora? 

Bom, antes de tudo, você precisa entender o que significa, de fato, cultura organizacional.

Trata-se de um conjunto de crenças, costumes e valores (éticos e morais) que são vivenciados em uma empresa. É a identidade dela – e é justamente isso que gera a motivação para o trabalho e o crescimento do negócio.

Em resumo: a cultura organizacional ajuda a guiar os seus processos, pois todos eles são construídos com base no que ela acredita. Entende a importância disso? 

Na prática, uma cultura organizacional é desenvolvida com base em três valores, muito defendidos, inclusive, por Carolyn Taylor, uma das maiores especialistas mundiais em cultura organizacional:

1. Sistemas

São combinações e cerimônias que fazem parte do dia a dia de uma empresa. Exemplos são as agendas de planejamento, acompanhamento, cultura de feedback, celebração, entre outras. 

Elas sinalizam, mesmo que de forma indireta, o que a cultura organizacional mais valoriza: orçamento, pessoas, clientes.

2. Comportamentos

Estão conectados com os valores organizacionais e orientam como os processos da empresa devem ser conduzidos. São eles que facilitam a integração de novas pessoas e a sua identificação com o negócio.

3. Símbolos

São os elementos que traduzem a cultura da empresa, que trazem símbolos cheios de mensagem que sinalizam o que a empresa acredita. 

Exemplos: tamanho das salas, disposição das mesas, vagas de estacionamento, quadros na parede, histórias e lendas contadas na empresa, etc. 

Mas e o que dizer quanto a fomentar uma cultura organizacional mais inovadora

O atual cenário do mundo, que passa por rápidas e intensas transformações, impulsiona as empresas a serem mais proativas, criativas e disruptivas.

Portanto, uma cultura organizacional inovadora é aquela que mantém os seus pilares, mas sempre promovendo melhorias, estímulo à gestão participativa e uma maneira mais criativa de solucionar problemas. Novas estratégias e ideias são sempre bem-vindas em uma empresa que segue esse modelo de gestão.

Os níveis de consciência de uma empresa: começando a traçar a cultura organizacional 

Para que as empresas comecem a criar ou aperfeiçoar sua cultura organizacional, saiba que existem diferentes metodologias.

Aqui na Farofa, por exemplo, utilizamos muito o modelo de um dos maiores especialistas em liderança do mundo, Richard Barrett, chamado de “Sete Níveis de Consciência“. 

Trata-se de uma teoria sobre as etapas de construção de empresas mais conscientes e sustentáveis – duas características fundamentais para uma cultura organizacional mais inovadora.

Crédito: adaptado por Richard Barrett

 

A metodologia de Barrett ajuda na identificação dos valores da empresa – valores esses que motivam as decisões e as ações. 

Os 7 níveis de consciência são:

  1. Controle e Resultados (sobrevivência);
  2. Relacionamento e Proximidade (relacionamentos);
  3. Excelência e Alto Desempenho (autoestima);
  4. Transformação com coragem (transformação);
  5. Autenticidade consistente (razão de ser);
  6. Construir um legado para a comunidade (interdependência);
  7. Tornar o mundo um lugar melhor (servir).

Percebeu como esses níveis de consciência seguem uma espécie de escala evolutiva? 

Da primeira motivação – a sobrevivência da empresa no mercado – até à última, o ato de construir um legado e servir ao mundo, certamente ajuda na criação de uma empresa mais inovadora e que realmente faz a diferença na sociedade

Quais são os passos para uma cultura organizacional mais inovadora? 

Bom, até aqui, está tudo indo bem: entendemos que a cultura organizacional mais inovadora é a criação da identidade da empresa de forma que ela é orientada à inovação constante, mas sem perder a sua essência.

Mas como inovar?

Larry Keeley, um dos maiores especialistas em estratégias de inovação, conseguiu documentar 10 tipos de inovação, que estão reunidos em três categorias: Experiência, Oferta e Configuração.

O resultado foi a chamada roda da inovação, conforme você vê na imagem a seguir:

Crédito: adaptado por Larry Keeley

 

Quando a empresa conhece os tipos de inovação, ela passa a saber que existem diferentes maneiras de inovar – o que se torna uma excelente vantagem competitiva, pois você pode inovar em um campo em que o seu concorrente não inovou, por exemplo. Isso te ajuda a tomar melhores decisões. 

Ok. Existem diferentes formas de inovar. Mas como fazer isso na prática? Como preparar a empresa para essa transformação? 

A palavra-chave é o investimento em uma boa estratégia de gestão – de pessoas, processos e objetivos

Depois de fazer um mapeamento de como está a cultura organizacional da sua empresa, é hora de aparar as arestas na gestão dos colaboradores, dos processos de trabalho e dos objetivos do negócio como um todo.

Somente assim é possível alinhar tudo para que haja uma unidade, uma única direção que todos devem seguir: uma empresa inovadora, mas ancorada em uma forte cultura onde todos se identificam e se motivam. 

Os autores Jim Collins e Jerry I. Porras explicam bem sobre isso no livro “Feitas para Durar“. 

Segundo eles, é importante manter o propósito da empresa ao longo do tempo, pois ela serve de segurança e um direcionamento que indica para onde ela deve apontar. As empresas mais bem-sucedidas são as que preservam seus valores, mas acompanham o progresso. 

Por isso, outra etapa fundamental nesse desafio é o desenvolvimento da liderança da empresa

Para implementar uma cultura organizacional mais inovadora, os líderes precisam estar alinhados a esse objetivo, pois serão eles que guiarão os colaboradores por esse caminho.

Conclusão: por onde começar?

Não sabe por onde começar a fomentar uma cultura organizacional mais inovadora? Então comece solicitando uma consultoria.

Aqui na Farofa, somos consultores especializados em criar soluções criativas e inovadoras para as empresas – além de ajudarmos na estruturação e/ou no fortalecimento da cultura organizacional. 

Por isso, entre em contato conosco! Acesse este link que levará você a conversar com a gente pelo WhatsApp. Vem pra Farofa!