Formar equipes coesas e eficientes é mais importante do que nunca. À medida que as organizações se destacam em um mercado altamente competitivo, o recrutamento inteligente surge como um diferencial estratégico. 

No entanto, vale ressaltar que o sucesso desse recrutamento vai além das tecnologias e das abordagens técnicas. Lideranças proativas desempenham um importante papel nesse processo. 

Portanto, ter uma rede de relacionamento sólida e estar atento ao que acontece no segmento, torna-se um diferencial para os líderes que constroem equipes de alta performance. 

Qual é a importância do recrutamento estratégico? 

O recrutamento estratégico ou inteligente é importante porque economiza tempo e recursos para aumentar a eficiência do processo de contratação e melhorar a qualidade das contratações. 

Ele aumenta a diversidade e a inclusão nas contratações. Além disso, contribui para a construção de equipes alinhadas com os objetivos da empresa. 

Como identificar as necessidades da equipe?

Use tecnologias avançadas como plataformas de recrutamento inteligente e faça análises para ganhar tempo e ampliar as informações disponibilizadas pelos candidatos por meio de tecnologias como IA e Machine Learning.

Faça entrevistas estruturadas, permitindo assim a compreensão das necessidades da equipe e não se esqueça da cultura organizacional, das habilidades interpessoais e da adaptabilidade. 

Qual é o perfil ideal do candidato? 

O candidato ideal deve ter habilidades técnicas e atributos interpessoais. A organização pessoal, por exemplo, mostra a capacidade de gerenciar tarefas de forma eficiente em ambientes remotos. Já o tom de conversação e o comportamento profissional oferecem insights sobre a adaptabilidade e a adequação à cultura da empresa.

Vale lembrar que nem sempre você vai encontrar pessoas prontas para todos os desafios do dia a dia, mas poderá desenvolver algumas habilidades e treinar profissionais que farão parte do seu time. 

Entrevistas comportamentais: como questionar as experiências e fazer perguntas

Confira algumas dicas para fazer entrevistas:

Prepare-se com antecedência

Antes da entrevista, revise o currículo do candidato e faça anotações sobre experiências relevantes. Entenda as competências necessárias para o cargo e crie perguntas que destaquem a capacidade do candidato de aplicar essas competências.

Comece com perguntas abertas

Inicie a entrevista com perguntas abertas para incentivar o candidato a compartilhar suas experiências de forma ampla. Perguntas como “Fale-me sobre uma situação em que você teve que lidar com um desafio difícil” permitem que o candidato forneça uma visão geral de suas habilidades.

Avalie as soft skills

Além das habilidades técnicas, concentre-se em avaliar as soft skills, como trabalho em equipe, liderança e resolução de conflitos. Perguntas como: “Como você falaria a um colega que a forma como ele se comunica é mais adequada? Como você prioriza tarefas no seu dia a dia? Como você me sinalizaria que está com mais demandas do que conseguiria dar conta no dia a dia?” podem revelar muito sobre as habilidades interpessoais do candidato.

Quais os tipos de testes práticos e desafios de simulação? 

Veja alguns dos testes práticos e desafios de simulação:

Testes de habilidades técnicas

Um exemplo é propor aos candidatos ao cargo de atendimento ao cliente a participarem de simulações interativas, onde lidam com cenários comuns de atendimento. Deste modo, eles poderão demonstrar suas habilidades na hora de resolver os problemas e a comunicação. 

Avaliação de competências comportamentais 

As simulações que abordam situações comportamentais específicas permitem aos candidatos demonstrar suas habilidades interpessoais, a resolução de conflitos e a liderança. Um exemplo é envolver os candidatos em desafios que exigem a colaboração e a tomada de decisão em equipe. 

Quais as melhores estratégias para montar a equipe?

O processo seletivo é a primeira experiência da pessoa com a empresa e precisamos considerar que ela tenha uma ótima experiência desde já. Para isso, conheça as melhores estratégias para montar a equipe:

Comunique de forma clara e transparente

Forneça informações claras sobre o processo de recrutamento, incluindo os passos, prazos, principalmente relacionados ao retorno e as expectativas do candidato. A transparência contribui para a construção da confiança desde o início.

Facilite a candidatura

Torne o processo de candidatura simples e acessível. Se possível, ofereça opções para carregar currículos, perfis de mídia social ou até mesmo gravar vídeos de apresentação. Isso elimina barreiras e incentiva a participação ativa.

Solicite feedback contínuo

Demonstre que valoriza a opinião dos candidatos solicitando feedback sobre o processo. Isso envolve os candidatos e fornece insights valiosos para melhorar futuros processos de recrutamento.

Esteja presente nos momentos de entrevista

É importante que as lideranças e avaliadores estejam disponíveis e atentos no período de duração das conversas. Reserve tempo, na sequência de cada entrevista para trocar percepções, caso a entrevista seja feita por mais pessoas ou contar com profissionais do time de RH. Evite atrasos e interrupções. 

Torne a empresa conhecida e fortaleça a marca empregadora 

O momento da entrevista é uma excelente oportunidade para tornar a sua empresa conhecida e fortalecer a marca empregadora. 

Valorize sua cultura organizacional e valorize a marca empregadora 

Identifique os valores, cultura e características distintivas que tornam a empresa um ótimo lugar para trabalhar. Esses elementos formam a base da marca empregadora e devem ser comunicados de forma consistente. Se precisar, nós podemos te ajudar com isso!

Personalize as interações com candidatos

Adapte as mensagens e interações com candidatos de acordo com os valores e missão da empresa. Personalize e humanize a comunicação para mostrar que a organização valoriza os indivíduos.

Promova a diversidade 

Falar como a empresa trabalha a diversidade também é importante. Por isso, nas redes sociais e no processamento de recrutamento mostre como a organização valoriza as mulheres, por exemplo.

Como dar feedback aos candidatos 

Feedback estruturado

“Agradecemos seu interesse na posição de [cargo]. Após revisar suas habilidades e experiências, decidimos seguir com outros candidatos que mais se alinham com nossas necessidades específicas para esta função.”

Feedback personalizado

“Gostaríamos de agradecer pela sua candidatura e reconhecemos seu forte histórico em [setor específico]. Embora não tenhamos avançado com a candidatura neste momento, valorizamos suas realizações e encorajamos você a se manter conectado para oportunidades futuras.”

Feedback explicativo 

“Após a nossa análise, optamos por seguir com outro candidato para a posição. A decisão foi baseada principalmente na experiência específica necessária para este papel. Agradecemos sua compreensão e esperamos que você considere futuras oportunidades conosco.”

Como um programa de estágios e trainees pode assegurar o desenvolvimento de talentos

Um programa de estágios ou trainees pode assegurar o desenvolvimento de talentos para futuras posições. Além disso, não entregamos tarefas para a liderança, como, por exemplo: usar o LinkedIn, participar de eventos, manter uma rede de relacionamento com os profissionais do mercado. 

O “inteligente” não pode ser restrito à tecnologia, o líder deve ficar atento às relações e a geração de informações sobre a empresa/negócio. 

Para construir equipes de alta performance, siga as dicas:

  • identifique as necessidades atuais e futuras do time;
  • defina perfis desejáveis para o time;
  • prepare experiências agradáveis na seleção;
  • potencialize a cultura organizacional;
  • esteja presente no processo seletivo;
  • dê feedbacks significativos;
  • acompanhe as métricas e os resultados. 

Neste post, mostramos como prospectar candidatos que fazem sentido para a empresa. Agora que você já sabe como fazer o recrutamento inteligente, será mais fácil montar um time de sucesso. 

Gostou do conteúdo? Continue com a gente por aqui para mais dicas!