Quando o assunto é inovação nas empresas, existem alguns mitos que precisamos esclarecer. 

Afinal, inovar não pode ser confundido com altos investimentos, modinhas ou compra de várias tecnologias. Inovação vai muito além disso – e, às vezes, fazer um projeto simples pode trazer grandes resultados.

Então, que tal esclarecer esse assunto de uma vez por todas? Vamos lá!

1. Inovação diz respeito apenas a tudo o que é novo: mito ou verdade? 

Mito.

Apesar da inovação nas empresas ser a exploração de novas ideias que podem resolver diferentes demandas, a verdade é que não é necessário “inventar a roda”. 

Inovar não é, necessariamente, criar algo novo. Às vezes, ideias que já são implementadas na concorrência e até mesmo em outros segmentos também podem ser incluídas e repaginadas em seu negócio – ou seja, para a sua empresa será uma inovação, um componente de novidade.

Em outras palavras: a inovação nas empresas precisa solucionar algum tema, trazendo alguma novidade que faça sentido para a empresa crescer e gerar valor a longo prazo.  

2. Inovação é apenas tecnologia: mito ou verdade?

Mito.

No processo de inovação nas empresas, a tecnologia não precisa ser o fim em si, mas apenas um meio para realizar os projetos.

Esse mito surgiu porque muitas empresas ainda não estão totalmente preparadas em termos de ferramentas de tecnologia. É comum que as pessoas associem inovações a aplicativos e ferramentas de automação, mas em essência, o seu impacto é gerar resultados e impacto positivo na vida das pessoas.

No entanto, ao investir em inovação, esteja preparado para possíveis investimentos em tecnologia, mas saiba que os resultados da inovação podem não ser, necessariamente, tecnológicos.

3. É preciso ter um departamento específico para inovação: mito ou verdade?

Mito. 

Seria interessante se cada empresa contasse com um departamento próprio para projetos de inovação – mas isso não é o essencial.

O essencial é criar espaços onde haja colaboração e compartilhamento de ideias e experiências. Isso é possível por meio do fortalecimento da cultura organizacional para que a inovação seja uma realidade. 

Para inovar, a empresa precisa:

  • alinhar o propósito;
  • alinhar os objetivos estratégicos;
  • ouvir todas as vozes que farão parte da cocriação dos projetos.

4. Inovação não é algo a ser feito apenas por grandes empresas: mito ou verdade?

Verdade.

A inovação é acessível a todas as empresas, independentemente do tamanho e do tempo de existência no mercado.

Inovar é gerar valor às pessoas, sejam elas colaboradores, clientes ou stakeholders. Qualquer empresa pode fazer isso. Alguns exemplos:

  • Uma padaria do bairro que fica próximo a uma academia, por exemplo, pode criar um produto gostoso e com propriedades nutricionais que atraiam os clientes que fazem atividades físicas ali perto. 
  • Ações temáticas que criem boas memórias e ajudem a reforçar a empresa na mente do cliente – como uma ação no Dia das Mães, onde os clientes podem entregar às mães cartões escritos à mão junto com os produtos comprados.
  • Embalagens que sejam bonitas, que tenham o logotipo da empresa e, ao mesmo tempo, ajudem os clientes a reduzir o uso de plásticos, contribuindo para a conscientização ambiental. 

Não é o tamanho da empresa que dita se ela vai ser inovadora ou não. É o olhar atento dentro e fora das paredes do empreendimento. 

5. Criatividade e inovação são a mesma coisa: mito ou verdade? 

Mito.

Criatividade e inovação nas empresas caminham juntas, mas significam coisas diferentes.

A criatividade é uma competência, no nível do indivíduo. Mas isso não quer dizer que uma empresa criativa é uma empresa inovadora, pois ela funciona apenas como um combustível para a geração das ideias. 

Já a inovação está conectada com a estratégia de geração de resultados, com a dedicação de energia e melhorias que impactem positivamente a vida das pessoas e dos negócios.

Nem sempre algo criativo pode materializar em resultados para o negócio.

6. Inovar não precisa custar caro: mito ou verdade? 

Verdade.

Bom, é um fato que alguns projetos de inovação custam mais caro, mas nem todos são assim. Aliás, é importante que a inovação nas empresas comece da melhor maneira possível: com um degrau de cada vez, respeitando os limites orçamentários, o tamanho da equipe e outros fatores. 

Inovar não precisa – e nem pode – gerar dor de cabeça. É um momento de crescimento e de transformação. Por isso é tão importante fortalecer a cultura colaborativa antes de inovar.

Assim, todos compartilham ideias e experiências e, juntos, conseguem propor projetos que cabem no orçamento da empresa. 

Lembre-se: a escassez também pode gerar grandes ideias inovadoras. 

7. A inovação precisa ser algo constante na empresa: mito ou verdade?

Verdade.

A inovação nas empresas também diz respeito ao aprendizado constante. Afinal, os projetos precisam ser estudados, testados e analisados.

Quanto mais a empresa se propõe a isso, mais inovadora ela será, estabelecendo a cultura de inovação. Lembre-se: independentemente do segmento da sua empresa, é preciso ficar atento às novidades, tendências e estar pronta para se reinventar. 

E então? Esclareceu os mitos e verdades sobre o tema? Para complementar este assunto e te inspirar a criar uma cultura de inovação em sua empresa, acesse os nossos outros conteúdos:

Precisa de ajuda para inovar em sua empresa? A Farofa pode te ajudar. Entre em contato conosco!