Você já reparou como grande parte dos problemas entre as pessoas seriam resolvidos com diálogo? Uma boa comunicação é a chave para a construção de relacionamentos saudáveis – e o mesmo ocorre nas empresas por meio da cultura do feedback.

Estamos vivendo um contexto de divisões explícitas. O que era restrito ao futebol, agora tornou-se comum à política e outros assuntos. Resultado: as polarizações estão causando afastamento entre as pessoas e dificultando a colaboração e o relacionamento.

O fato é que a polarização afeta diretamente as empresas. Não se trata de contratar apenas pessoas que pensam da mesma maneira – afinal, um ambiente plural é importante para compartilhar ideias, experiências e projetos de inovação. 

Porém, o desafio atual das empresas é criar um ambiente harmônico e respeitoso em meio à diversidade de pensamentos e talentos. A liderança tem o papel de provocar reflexões, sinalizar comportamentos excessivos e realizar intervenções quando necessário.

Diante desse desafio, o que fazer? Saiba que existem técnicas eficazes.

Uma dessas técnicas é a chamada Matriz SCI ou Feedback SCI. Vamos explicar como colocá-la em prática.

Por que investir em feedback na empresa? 

O feedback e a colaboração entre a equipe são capazes de ultrapassar a polarização no ambiente de trabalho. Esse já é um ponto que justificaria esse investimento.

Com uma boa política de feedback – ouvir e ser ouvido –, a empresa consegue vivenciar um ambiente de trabalho com respeito por meio de conversas positivas e respeitosas. 

Além disso, também precisamos falar sobre a criação e fortalecimento de um ambiente seguro psicologicamente para todos os membros da equipe. Um local onde eles possam se sentir tranquilos para serem quem são e desenvolverem seus talentos e capacidades. Isso faz toda a diferença nos resultados da empresa.

Feedback, portanto, é a chave para isso. 

Os líderes da empresa precisam, portanto, saber ouvir e também apoiar o processo de reflexão e direcionamento. Feedbacks individuais e coletivos são fundamentais nessa construção. 

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O que é a Matriz SCI?

A Matriz SCI ou Feedback SCI é uma ferramenta prática desenvolvida pelo Center for Creative Leadership (CCL), nos Estados Unidos. 

O objetivo da metodologia é construir e ampliar a capacidade de liderança nas empresas, formalizando feedbacks e estimulando conversas em cenários difíceis de relacionamento. A ideia é criar um ambiente com comunicação clara, não-violenta e baseada no comportamento.

A Matriz SCI é construída é 3 pilares:

  • Situação;
  • Comportamento;
  • Impacto.

Falaremos sobre cada um desses pilares a seguir.

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Como colocar em prática a Matriz SCI para melhorar o feedback na empresa? 

A implementação do Feedback SCI é feita a partir dos 3 pilares da metodologia. Eles devem ser praticados sempre que for necessário um feedback ou a resolução de um conflito.

Passo 1: Situação

O primeiro passo ao dar um feedback é situar o colaborador. É preciso ser objetivo, de modo que ele entenda o motivo da conversa.

Explique o ocorrido: como, onde e quando – para entender o porquê. 

Eis um exemplo simples: “Fulano, na segunda-feira, recebi o relatório das suas metas de vendas e analisei que uma das metas não foi atingida no mês”

Na frase acima, o objetivo foi situar o colaborador sobre o motivo da reunião.

Passo 2: Comportamento

Na segunda etapa do feedback, o líder precisa descrever o comportamento do colaborador diante do que foi exposto.

Nessa hora, é importante não fazer nenhum julgamento, descrevendo somente o que foi percebido ou presenciado.

Ainda pegando o exemplo anterior, a conversa poderia ser assim: “Fulano, na segunda-feira, recebi o relatório das suas metas de vendas e analisei que uma das metas não foi atingida no mês. Percebi que durante a semana, você aparentemente não estava se sentindo bem

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Passo 3: Impacto

Na última etapa do diálogo, o líder precisa demonstrar o impacto provocado pela situação. Em outras palavras, qual foi a sensação causada por conta dela.

Exemplo: 

“Fulano, na segunda-feira, recebi o relatório das suas metas de vendas e analisei que uma das metas não foi atingida no mês. Percebi que durante a semana, você aparentemente não estava se sentindo bem”. Fiquei preocupado, pois além de ver que você parece estar desmotivado, também recebi uma reclamação de cliente, algo que não é comum.

Na sequência, é muito importante ouvir do colaborador o que aconteceu, deixando claro que você, como líder, sabe que nem sempre estamos em nossa melhor fase profissional, mas que está disposto a ouvir e ajudar a resolver o problema.

Nesse ponto, muitas surpresas podem aparecer. Às vezes, o problema do colaborador não ter atingido a meta pode ser por conta de problemas pessoais ou até mesmo no próprio ambiente de trabalho – alguma desavença com outro membro, dificuldades operacionais ou sazonalidades, por exemplo. 

É importante que você reforce a abertura para acolher dificuldades, não apenas de situações como estas, mas garanta ao seu time acesso a você e situações de dificuldade.

O objetivo final do feedback é induzir o colaborador a buscar uma solução. Se o problema for uma desavença com outro colaborador, é importante ouvir o outro lado separadamente e, depois reunir os dois para um entendimento, se for o caso. 

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