Você já reparou como grande parte dos problemas entre as pessoas seriam resolvidos com diálogo? Uma boa comunicação é a chave para a construção de relacionamentos saudáveis – e o mesmo ocorre nas empresas por meio da cultura do feedback.
Estamos vivendo um contexto de divisões explícitas. O que era restrito ao futebol, agora tornou-se comum à política e outros assuntos. Resultado: as polarizações estão causando afastamento entre as pessoas e dificultando a colaboração e o relacionamento.
O fato é que a polarização afeta diretamente as empresas. Não se trata de contratar apenas pessoas que pensam da mesma maneira – afinal, um ambiente plural é importante para compartilhar ideias, experiências e projetos de inovação.
Porém, o desafio atual das empresas é criar um ambiente harmônico e respeitoso em meio à diversidade de pensamentos e talentos. A liderança tem o papel de provocar reflexões, sinalizar comportamentos excessivos e realizar intervenções quando necessário.
Diante desse desafio, o que fazer? Saiba que existem técnicas eficazes.
Uma dessas técnicas é a chamada Matriz SCI ou Feedback SCI. Vamos explicar como colocá-la em prática.
Por que investir em feedback na empresa?
O feedback e a colaboração entre a equipe são capazes de ultrapassar a polarização no ambiente de trabalho. Esse já é um ponto que justificaria esse investimento.
Com uma boa política de feedback – ouvir e ser ouvido –, a empresa consegue vivenciar um ambiente de trabalho com respeito por meio de conversas positivas e respeitosas.
Além disso, também precisamos falar sobre a criação e fortalecimento de um ambiente seguro psicologicamente para todos os membros da equipe. Um local onde eles possam se sentir tranquilos para serem quem são e desenvolverem seus talentos e capacidades. Isso faz toda a diferença nos resultados da empresa.
Feedback, portanto, é a chave para isso.
Os líderes da empresa precisam, portanto, saber ouvir e também apoiar o processo de reflexão e direcionamento. Feedbacks individuais e coletivos são fundamentais nessa construção.
Leia também | Experiência do colaborador: como o RH tem o papel importante nesse processo?
O que é a Matriz SCI?
A Matriz SCI ou Feedback SCI é uma ferramenta prática desenvolvida pelo Center for Creative Leadership (CCL), nos Estados Unidos.
O objetivo da metodologia é construir e ampliar a capacidade de liderança nas empresas, formalizando feedbacks e estimulando conversas em cenários difíceis de relacionamento. A ideia é criar um ambiente com comunicação clara, não-violenta e baseada no comportamento.
A Matriz SCI é construída é 3 pilares:
- Situação;
- Comportamento;
- Impacto.
Falaremos sobre cada um desses pilares a seguir.
Leia também | 5 dicas para fortalecer a cultura organizacional e a estratégia do seu negócio
Como colocar em prática a Matriz SCI para melhorar o feedback na empresa?
A implementação do Feedback SCI é feita a partir dos 3 pilares da metodologia. Eles devem ser praticados sempre que for necessário um feedback ou a resolução de um conflito.
Passo 1: Situação
O primeiro passo ao dar um feedback é situar o colaborador. É preciso ser objetivo, de modo que ele entenda o motivo da conversa.
Explique o ocorrido: como, onde e quando – para entender o porquê.
Eis um exemplo simples: “Fulano, na segunda-feira, recebi o relatório das suas metas de vendas e analisei que uma das metas não foi atingida no mês”.
Na frase acima, o objetivo foi situar o colaborador sobre o motivo da reunião.
Passo 2: Comportamento
Na segunda etapa do feedback, o líder precisa descrever o comportamento do colaborador diante do que foi exposto.
Nessa hora, é importante não fazer nenhum julgamento, descrevendo somente o que foi percebido ou presenciado.
Ainda pegando o exemplo anterior, a conversa poderia ser assim: “Fulano, na segunda-feira, recebi o relatório das suas metas de vendas e analisei que uma das metas não foi atingida no mês. Percebi que durante a semana, você aparentemente não estava se sentindo bem“.
Leia também | Como tornar a liderança de sua equipe mais inovadora?
Passo 3: Impacto
Na última etapa do diálogo, o líder precisa demonstrar o impacto provocado pela situação. Em outras palavras, qual foi a sensação causada por conta dela.
Exemplo:
“Fulano, na segunda-feira, recebi o relatório das suas metas de vendas e analisei que uma das metas não foi atingida no mês. Percebi que durante a semana, você aparentemente não estava se sentindo bem”. Fiquei preocupado, pois além de ver que você parece estar desmotivado, também recebi uma reclamação de cliente, algo que não é comum.
Na sequência, é muito importante ouvir do colaborador o que aconteceu, deixando claro que você, como líder, sabe que nem sempre estamos em nossa melhor fase profissional, mas que está disposto a ouvir e ajudar a resolver o problema.
Nesse ponto, muitas surpresas podem aparecer. Às vezes, o problema do colaborador não ter atingido a meta pode ser por conta de problemas pessoais ou até mesmo no próprio ambiente de trabalho – alguma desavença com outro membro, dificuldades operacionais ou sazonalidades, por exemplo.
É importante que você reforce a abertura para acolher dificuldades, não apenas de situações como estas, mas garanta ao seu time acesso a você e situações de dificuldade.
O objetivo final do feedback é induzir o colaborador a buscar uma solução. Se o problema for uma desavença com outro colaborador, é importante ouvir o outro lado separadamente e, depois reunir os dois para um entendimento, se for o caso.
Precisa de ajuda para estruturar as políticas internas do seu negócio?
A equipe da Farofa pode ajudar a sua empresa a estruturar a cultura organizacional, o feedback e também os projetos de inovação – assim, a casa fica arrumada e a empresa cresce de forma sustentável.
Vamos conversar? Acesse este link que levará você a conversar com a gente pelo WhatsApp. Vem pra Farofa!