A princípio, falar sobre métodos ativos e jornada de aprendizagem pode parecer algo distante do dia a dia dos negócios.
No entanto, esse assunto tem tudo a ver com a realidade das empresas atualmente – e adotar os métodos ativos certamente podem trazer bons resultados para o negócio como um todo.
Mas antes, precisamos contextualizar.
O fato é que o mundo está em transformação muito acelerada. A forma de comprar e de vender mudou. A forma de aprender também mudou. Isso significa que criar estratégias para o aprendizado das lideranças, das equipes e para a inclusão de novas habilidades na organização, precisa ser parte dos seus objetivos e do negócio.
Com isso, surgiram novos métodos de aprendizagem para pessoas e que também devem ser aplicados nas empresas.
Por isso, continue a leitura para entender como melhorar os resultados e a performance do seu negócio com os métodos ativos.
O que são métodos ativos e jornada de aprendizagem?
Métodos ativos e jornada de aprendizagem – ou metodologias ativas de aprendizagem – são técnicas pedagógicas que surgiram ao longo dos anos.
Você se lembra dos tempos de escola? Dependendo da sua idade, hoje, na sua época escolar, o sistema de ensino e aprendizagem era aquele padrão de “decorar os conceitos, datas e fórmulas”, certo?
Éramos sujeitos passivos na sala de aula. Os professores ensinavam e nós aprendíamos, geralmente, por meio da famosa “decoreba”.
Mas com a transformação da sociedade em geral, isso precisou ficar para trás. O comportamento das pessoas mudou, principalmente, com a revolução tecnológica da internet e das redes sociais. Se antes assistíamos sentados à televisão, hoje criamos conteúdo nos canais digitais e interagimos com plataformas cada vez mais potentes para pesquisa e compartilhamento de informações. As pessoas tornaram-se ativas no processo de aprendizagem. Então, como ensinar aos estudantes dessa geração atual?
Surgiram, então, os métodos ativos e a jornada de aprendizagem. Trata-se de técnicas pedagógicas que engajam os estudantes e os transformam em protagonistas na construção do próprio conhecimento.
Na prática, os alunos em sala de aula desenvolvem práticas e habilidades para o aprendizado das informações, de várias maneiras e com feedback imediato, tendo o professor como mediador e não apenas como um repassador de conteúdos e diretrizes. Isso parece bastante com a evolução do papel das Lideranças, não é mesmo?
Agora, começa a ficar mais simples entender como aplicar os métodos ativos e a jornada de aprendizagem nas empresas, não é mesmo?
Leia também | 5 dicas para fortalecer a cultura organizacional e a estratégia do seu negócio
Como abordar os métodos ativos de aprendizagem na rotina das empresas?
Aplicando no dia a dia das empresas, os métodos ativos e a jornada de aprendizagem fazem todo o sentido. Afinal, o comportamento das pessoas mudou, o que inclui os colaboradores.
Quando os colaboradores estão engajados nos projetos da empresa, eles também se sentem (e se tornam) protagonistas, melhorando os resultados e contribuindo para o processo de inovação.
E aqui precisamos destacar o papel das lideranças na jornada de aprendizagem. Assim como os professores se tornaram facilitadores em sala de aula, diretores e gestores também devem agir dessa maneira em seus setores.
Os líderes precisam alcançar quatro objetivos:
- Capacitar a equipe e mantê-la responsável;
- Construir a confiança no próprio trabalho e em sua equipe;
- Atuar na resolução de conflitos;
- Investir na retenção dos talentos para treiná-los e levar os projetos adiante.
Leia também | Experiência do colaborador: como o RH tem o papel importante nesse processo?
Quais os benefícios das metodologias ativas e jornada de aprendizagem para os negócios?
Adotar a jornada de aprendizagem e os métodos ativos no ambiente corporativo traz uma série de benefícios; mas, queremos destacar três deles:
- Aumento do engajamento da equipe: os métodos ativos trazem maior envolvimento dos colaboradores, pois eles se sentem valorizados e protagonistas em suas diferentes áreas de conhecimento (daí a importância dos soft skills e hard skills).
- Mais autonomia na equipe: a descentralização de tarefas, com cada um tendo suas metas e importância garante mais autonomia e liberdade de atuação dentro dos projetos. Afinal, a jornada de aprendizagem valoriza as habilidades do time e deixa os líderes menos sobrecarregados, pois conseguem delegar melhor as tarefas.
- Mais inovação na empresa: aplicar metodologias ativas e jornada de aprendizagem é um desafio que nem todas as empresas estão dispostas a adotar, apesar dos grandes resultados que trazem. Portanto, eis um grande diferencial competitivo, que ajuda a reter os melhores talentos – além de surgir grandes projetos de inovação.
Leia também | Inovação: 5 passos para começar a inovar no seu negócio
Exemplos de métodos ativos e jornada de aprendizagem nas empresas
Existem vários métodos ativos e jornada de aprendizagem que podem ser adotados nas empresas. A ideia é escolher os que mais se encaixam com os projetos e o perfil da equipe, mantendo-a sempre conectada.
Quatro exemplos de métodos ativos são:
- Gamificação: adoção de jogos para estimular a motivação e o alcance das metas individuais e em equipe.
- Design Thinking: metodologia de criação de projetos que estimulam a criatividade e a resolução de problemas de forma inovadora, testando a solução antes de implementá-la de fato.
- Estudos de Caso: é o estudo e o debate sobre um case de sucesso (ou de fracasso) sobre um determinado projeto ou ação de uma empresa. O objetivo é entender processos, metodologias e os resultados alcançados.
- Aprendizado por projetos: abordagem que estimula o aprendizado baseado em projetos e seus problemas a serem solucionados. Estimula, ainda, o trabalho em equipe e até mesmo a descoberta de novas aptidões.
Viu como esse tema dos métodos ativos e jornada de aprendizagem é bem interessante para as empresas?
Outra dica importante: é possível criar jornadas de aprendizagem totalmente personalizadas, conforme a demanda das empresas. Quer uma ajuda para identificar ou criar o melhor método para transformar para melhor o seu ambiente de trabalho?
Então fale agora mesmo com a equipe da Farofa! Acesse este link que levará você a conversar com a gente pelo WhatsApp.
Vem aí: Podcast da Farofa!
Em fevereiro, você terá mais um canal de comunicação e aprendizagem: o podcast da Farofa!
Todos esses temas e muitos outros ligados ao universo dos negócios serão discutidos de forma leve e descontraída. Porque a jornada de aprendizagem é assim: é perfeitamente possível aprender e crescer durante uma simples conversa!
Está pronto para mais essa inovação? Vem pra Farofa!